Tendências: Conheça as nossas redes sociais favoritas

Quem não se lembra da época em que cartas eram trocadas para se comunicar com algum parente distante e perdido em algum ponto do Brasil? Devido ao avanço da tecnologia, a Internet virou um salvador de vidas já que, por meio dela, mandar mensagens tornou-se muito mais fácil, rápido e prático. Com apenas um clique do mouse ou uma tecla do celular, os recados atingem qualquer parte do mundo por causa das famosas redes sociais. Hoje, é difícil encontrar quem não tenha pelo menos uma. Para aqueles que abriram mão da moda antiga e não conseguem ficar com os computadores desligados, selecionamos as melhores ferramentas da web. E, a melhor parte, todas elas são gratuitas!

É a rede social mais popular do Brasil, mas que vem perdendo esse posto devido a grande publicidade em cima do Facebook. Criado em 2004, o Orkut permite que as pessoas troquem scraps (recados) de uma página para outra, sendo necessário que o usuário acesse o perfil do amigo para deixar um aviso importante. Você ainda pode criar inúmeros álbuns, arquivar vídeos e trocar a foto do perfil quantas vezes quiser. O mais legal são as milhões de comunidades sobre infinidades de assuntos que permitem a todos entrar e postar suas opiniões e, claro, conhecer outras pessoas que possuem a mesma afinidade que você. O único problema é que o Orkut virou um ambiente virtual propício para links maliciosos que infectam os computadores com os famosos vírus. Todo cuidado é preciso no momento em que for clicar em qualquer coisa, mesmo que tenha vindo do perfil do seu namorado.


O Facebook é super utilizado nos Estados Unidos e na Europa, e chegou com força total no Brasil. Os usuários do Orkut migraram para essa rede social que ganhou vida em fevereiro de 2004. O site nada mais é do que uma página de relacionamento, com algumas diferenças com relação ao Orkut. Além de permitir a criação de um perfil, há a possibilidade de compartilhar conteúdo multimídia e recados sem precisar ir no scrapbook (página de recados) dos seus amigos. O feedback é instantâneo. O único ponto negativo para os viciados em redes sociais é que o Facebook não possui comunidades que permitem debates nos fóruns como o Orkut. Além disso, o site permite integração com outras plataformas como o Digg, Wordpress, Blogger, Livejournal e Twitter.


Microblog que permite aos usuários se comunicarem por meio de mensagens rápidas de até 140 caracteres, mesmo formato do SMS enviados via celular. Tudo isso para permitir a leitura do conteúdo de maneira rápida. Pode ser acessado em qualquer lugar e é de fácil uso. Os interessados só precisam se cadastrar, escolher uma boa foto e começar a postar. Difere-se do blog pela agilidade e pela despreocupação com a qualidade do texto. O Twitter é também uma ferramenta que permite a troca dos planos de fundo de acordo com suas preferências, compartilhamento de vídeos e fotos instantaneamente. Além do mais, há como escolher quem seguir e, conforme a qualidade de suas postagens, ser seguido.


Para aqueles que são aspirantes a designers e gostam de produzir imagens bonitas, estranhas ou engraçadas no Photoshop, o TUMBLR é uma ótima ferramenta. Ele é considerado um sistema de rede social e micro-weblog que permite aos usuários compartilhar links, textos, vídeos e áudio. Assim como acontece no Twitter, você pode ter seguidores e ver os posts dos “tumblrs” que você segue, "reblogar" os posts de outros usuários ou apenas favoritá-los. Para quem não entende muito inglês, talvez tenha um pouco de dificuldade no começo. Você pode customizá-lo com temas pré-existentes no próprio sistema ou copiar códigos HTML já prontos criados por outros usuários ou que estão disponíveis em diversos sites pela Internet. Ou, ainda, criar seu próprio layout.


O Orangotag é uma novidade – não tão novidade assim – para aqueles que são viciados nas séries de televisão americana. Se você é daqueles que costuma acompanhar diversas temporadas ao mesmo tempo, o Orangotag irá ajudá-lo a organizar a sua vida. Criado o perfil no site, você receberá avisos sobre suas séries prediletas e acompanhar os novos episódios e avaliá-los. Você poderá também marcar todos os seriados dos quais assiste e assinalar os episódios já vistos. É de grande utilidade para aqueles que fazem downloads. 

Já o Skoob é para aqueles que gostam de ler um bom livro ou ler muitos de uma vez só. A ideia dessa rede social é muito parecida com a do Orangotag. Você pode criar sua estante e marcar todos aqueles livros que você já leu ou pretende ler. Os usuários também podem avaliar suas leituras, fazer resenhas e comentar sobre os últimos livros que foram lidos. Uma curiosidade, o Skoob é um projeto brasileiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes