Cotidiano: Gostosuras, Travessuras e Saci-Prerê

Foto: retirada do site SOSACI
por: Stefanny Lima

Desde o período da colonização portuguesa, o Brasil recebe influências culturais, políticas e econômicas de diversos países; nos últimos anos isso vem se acentuando cada vez mais ao vínculo criado com os Estados Unidos da América. Por ser uma potência mundial e o foco principal do capitalismo, os norte-americanos tornaram-se responsáveis por inspirar comportamentos e ideais, em especial, nos jovens brasileiros, que vão desde o jeito de falar e vestir, até a alimentação, a escolha de um estilo musical e a preferência pelo cinema em língua estrangeira, e tantos outros fatores que são reflexos de um país que por vezes se resume apenas a futebol e ao carnaval.
Por sua posição de soberania sobre os países subdesenvolvidos, o Brasil, assim como tantos outros que se encontram na mesma posição, se viu dependente de um bom relacionamento com os Estados Unidos, a fim de dar continuidade a seus projetos de expansão. Dessa forma, o american way of life acabou se tornando um padrão de vida nacional – impulsionado pelos veículos de comunicação de massa.
Ao considerar o lado cultural, o imaginário dos estrangeiros sobre a população brasileira não vai além de samba e bola no pé. O conhecimento do restante do mundo sobre a cultura nacional é muito restrito, já que os brasileiros são estereotipados como um povo alegre e receptivo. Para os mais antenados, não é preciso dizer que a nossa cultura possui uma imensa riqueza e, mesmo com o processo de globalização, os brasileiros tentam manter os costumes e a diversidade popular, por meio da transmissão das tradições para as novas gerações.
O folclore nacional, por exemplo, traduz grande parte do legado histórico brasileiro, com personagens eternizados, como o Saci-Pererê. A primeira pessoa a dar atenção a este personagem foi o escritor infatojuvenil Monteiro Lobato, no Estadinho – versão vespertina do jornal O Estado de São Paulo –, que pediu ao público do jornal, em meados de 1917, que enviasse suas impressões sobre o Saci, rendendo ao autor a obra "Saci-Pererê: resultado de um inquérito", composta por todos os depoimentos e relatos das pessoas que colaboraram com a pesquisa.
Um dos grandes conflitos originados da relação entre a cultura nacional e a norte-americana é a comemoração do Dia do Saci em 31 de outubro – mesma data do famoso Halloween ou, em português, Dia das Bruxas. O Saci-Pererê é um dos personagens folclóricos mais queridos do Brasil, entretanto ainda assim é ignorado pela cultura de massa, que considera a escolha da data errônea por causa da influência internacional.
Foto: retirada do site SOSACI
O fato de ser comemorado no mesmo dia do Halloween gerou diversos debates. A ideia do Dia do Saci ganhou apoio da Sociedade dos Observadores do Saci (Sosaci), responsável por promover a valorização da cultura nacional. A data foi instituída como lei em São Paulo, em 13 de janeiro de 2004.
Hoje, a Sosaci é a principal entidade que promove e divulga o Saci-Pererê, por meio de trabalhos educativos que expandem os valores e preservam a riqueza da cultura popular nacional. "Este dia foi instituído com o propósito de despertar a população brasileira para a sua cultura, os seus mitos e as suas crenças, de forma a valorizá-los, a conhecer e ter orgulho de si e defender o que é seu", explica Mário Cândido da Silva Filho, presidente da organização.
O Brasil é repleto de lendas folclóricas que representam cada região do país. Com o Saci-Pererê não foi muito diferente. Mário Cândido explica que a história do personagem tornou-se mais popular devido ao amor de Monteiro Lobato. "O Saci sintetiza o povo brasileiro por carregar essências que formaram a nossa cultura. Ele é pacífico, gozador e brincalhão, características do povo brasileiro. Mesmo ao fazer as suas travessuras sem prejudicar ninguém, no estado de Minas Gerais e na região Nordeste do país, a influência da igreja ainda predomina e faz com que ele seja tachado de ‘coisa ruim’. Por isso, ainda existem representações do personagem com chifres e pés de cabra”. Contrapondo essa visão negativa, a Sosaci elaborou um projeto que propõe a figura do Saci como o mascote da Copa do Mundo de Futebol de 2014, defendendo que "teríamos a oportunidade de mostrar ao mundo algo que é autenticamente brasileiro".

Para saber mais: SOSACI

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes